Banco de Questões do Prepara Vestibular

Navegue pela nossa base de dados de questões e resolve questões fora dos desafios. Use a barra de pesquisa abaixo ou os filtros para refinar sua busca!

  • Em um dia de calor intenso, dois colegas estão a brincar com a água da mangueira. Um deles quer saber até que altura o jato de água alcança, a partir da saída de água, quando a mangueira está posicionada totalmente na direção vertical. O outro colega propõe  então o seguinte experimento: eles posicionarem a saída de água da mangueira na direção horizontal, a 1 m de altura em relação ao chão, e então medirem a distância horizontal entre a mangueira e o local onde a água atinge o chão. A medida dessa distância foi de 3 m, e a partir disso eles calcularam o alcance vertical do jato de água. Considere a aceleração da gravidade de 10 ms-2.

    O resultado que eles obtiveram foi de

  • No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

    Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

    Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.

    Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.

    HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

    O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)

  • Você foi contratado para sincronizar os quatro semáforos de uma avenida, indicados pelas letras O, A, B e C, conforme a figura.    

    Os semáforos estão separados por uma distância de 500 m. Segundo os dados estatísticos da companhia controladora de trânsito, um veículo, que está inicialmente parado no semáforo O, tipicamente parte com aceleração constante de 1 m s-2 até atingir a velocidade de 72 km h-1 e, a partir daí, prossegue com velocidade constante. Você deve ajustar os semáforos A, B e C de modo que eles mudem para a cor verde quando o veículo estiver a 100 m de cruzá-los, para que ele não tenha que reduzir a velocidade em nenhum momento.

    Considerando essas condições, aproximadamente quanto tempo depois da abertura do semáforo O os semáforos A, B e C devem abrir, respectivamente?

  • Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.

    Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:

  • Um pai faz um balanço utilizando dois segmentos paralelos e iguais da mesma corda para fixar uma tábua a uma barra horizontal. Por segurança, opta por um tipo de corda cuja tensão de ruptura seja 25% superior à tensão máxima calculada nas seguintes condições: 

    • O ângulo máximo atingido pelo balanço em relação à vertical é igual a 90º;
    • Os filhos utilizarão o balanço até que tenham uma massa de 24 kg.

    Além disso, ele aproxima o movimento do balanço para o movimento circular uniforme, considera que a aceleração da gravidade é igual a 10 $\frac{m}{s^2}$ e despreza forças dissipativas.

    Qual é a tensão de ruptura da corda escolhida?

Como funciona nosso banco de questões?

O nosso banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenados um conjunto de questões previamente selecionadas das provas dos vestibulares mais populares, uma poderosa ferramenta para você se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Com o auxílio do nosso banco de questões o aluno pode ter disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade.

Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

  • Pontuação: O valor de cada questão é computado pela performance geral dos usuários em nossa plataforma
  • Feedback: Te damos a resposta na hora! Através de nossa interface lúdica você rapidamente sabe quando acerta ou erro, e caso esteja disponível, a solução comentada também.

Nossas questões tem origem diretamente das provas públicas de vestibular, caso encontre alguma inconsistência (como por exemplo, o gabarito errado) entre em contato conosco.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente